EPIS

O que é EPI?

É considerado EPI (equipamento de proteçao individual) todo dispositivo de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho (vide exemplos de EPIS abaixo). Destacamos que para efeitos legais sao considerados EPIs todo o equipamento com CA (Certificado de Aprovação - CAEPI - Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual - 1.1.9) reconhecido pelo Ministerio do Trabalho. Para consulta dos CAs (Certificado de Aprovação - CAEPI - Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual - 1.1.9) - Site oficial do Ministerio do Trabalho:

Clique aqui e consulte os CAs (Certificado de Aprovaçao - CAEPI - Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual)

Calçado de Segurança


Os calçados de segurança são fundamentais para diversas atividades e segmentos. Os trabalhadores devem utilizar calçados de segurança apropriados para cada tipo de atividade, levando em consideração os riscos que estão expostos e o ambiente em que este calçado será utilizado. Dentre os calçados de segurança mais comuns temos: Botas de PVC, que podem ser pretas ou brancas, com cano curto ou cano longo e com ou sem forração térmica; Botinas e sapatos de couro com biqueira de aço ou PVC, com elástico ou cadarço e sem componentes

Capacetes


Os capacetes de segurança compõe uma importante linha de equipamentos de proteção individual capazes de evitar estes acidentes, provenientes, principalmente, de quedas ou perfurações. Dentre outras finalidades de proteção exercida pelos capacetes de segurança, também se destacam a proteção de outras partes do corpo, como, por exemplo, o rosto, pescoço e ombros (contra eventuais respingos e vazamentos); quedas de objetos, queimaduras e choques elétricos.

Óculos de Proteção


Os óculos são destinados à proteção dos olhos contra partículas, luz intensa, radiação e respingos de produtos químicos.

Mascara de proteção


Nas muitas atividades de trabalho existem inúmeros e minúsculos contaminantes, que ficam suspensos no ar. Para esses problemas existe Máscara EPI. O ar que respiramos é composto de aproximadamente 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Nesta combinação, estes gases mantêm a vida. Sua saúde depende do ar limpo que você respira, porém, quando outras substâncias estão presentes, você está sujeito a irritações, indisposições, problemas de saúde e até mesmo à morte, por isso é essencial o uso de máscara de proteção..

Luvas


Luvas de segurança são importantes para proteção química, mecânica e orgânica das mãos. Existem luvas de vários materiais e uma específica para cada trabalho, conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

-Luva de Aramida

A Luva de Aramida oferece proteção contra cortes, escoriações, abrasão, alguns modelos têm em sua estrutura materiais especiais para proteger também das altas temperaturas.

-Luva de Borracha

Essa luva é fabricada em látex de borracha natural. É utilizada principalmente para proteger as mãos dos usuários contra produtos de limpeza e em caso de exposição a agentes biológicos. É totalmente impermeável.

-Luva de Borracha Isolante

Essa luva é fabricada em borracha natural. O que a difere da luva de borracha comum é a propriedade de ser isolante à passagem da corrente elétrica. Protege as mãos dos eletricistas e outros profissionais – que trabalham com equipamentos elétricos energizados – contra choques elétricos.

-Luva de Kevlar

Luva produzida com fios de kevlar ou de aço inoxidável para que os trabalhadores de indústrias metalúrgicas, automobilísticas, frigoríficos e outros segmentos protejam as mãos contra cortes.

-Luva de Lã Pigmentada 4 fios

Esse tipo de luva é usado contra agentes perfurocortantes. Ela é antiderrapante na palma e possui grande flexibilidade e resistência.

-Luvas de Látex

As Luvas de Látex são ideais para proteger mãos e punhos contra agentes biológicos, produtos químicos e agrícolas. Já as Luvas de Látex Cirúrgicas protegem as mãos e punhos dos profissionais de saúde contra agentes biológicos em procedimentos cirúrgicos, elas conferem maleabilidade e são muito resistentes.

-Luva de Raspa Forrada

Luva de couro bovino curtido ao cromo, indicada para proteção das mãos contra abrasão e escoriações, em trabalho com solda, indústrias metalúrgicas e siderúrgicas.

-Luva de Raspa Forrada Heat Plus

Feita em couro bovino curtido ao cromo ignifugado (que não queima), engraxada com óleos especiais para oferecer maior resistência ao calor.

-Luva de PVC

A Luva de PVC não tem forro e a palma é lisa, oferece proteção às mãos contra produtos químicos e agentes biológicos, existem as luvas de PVC de cano curto e as de cano longo.

-Luva de Raspa Soldador

Essa luva é confeccionada em couro bovino curtido ao cromo, com reforço entre o polegar e o indicador, com ou sem reforço palmar interno. É indicada para uso nas atividades que envolvam riscos de abrasão e escoriações. Atividades de solda, indústrias metalúrgicas e indústrias siderúrgicas.

-Luva de Vaqueta

Também conhecida como Luva de Vaqueta Tipo Petroleira é confeccionada em couro bovino curtido ao cromo, com reforço entre o polegar e o indicador, com ou sem reforço palmar interno, com elástico embutido no dorso, acabamento em viés vermelho, costurada com linha de nylon. Indicada para uso nos serviços de carga e descarga de materiais em geral, construção civil, indústria moveleira, mineração, montagem de estruturas metálicas e trabalhos de manutenção em geral.

-Luva para Alta Temperatura

É uma luva ambidestra confeccionada em silicone, é impermeável e protege contra altas temperaturas.

-Luva para Baixa Temperatura

A luva para baixa temperatura protege as mãos contra agentes térmicos (câmaras frias). É confeccionada em PVC.

-Luva Motosserrista

Confeccionada em vaqueta ou raspa. É indicada para trabalhadores que realizam corte de florestas de eucalipto, bem como outras áreas em que é necessário utilizar motosserra.

-Luva Tricotada

Essa luva é para proteção contra riscos mecânicos, como abrasão e escoriação. São usadas na construção civil, carga e descarga de materiais, manutenção industrial etc.

Dicas Importantes sobre as Luvas

-As luvas devem ser utilizadas estritamente para o fim a que se destinam.
-Cada par de luva garante a proteção contra determinado risco, conheça os riscos de que você deverá se proteger para aproveitar ao máximo a segurança que a luva tem a proporcionar.
-Fique atento ao prazo de validade, não use seu EPI se estiver vencido.
-Leia as especificações nos rótulos sobre conservação e armazenamento.
-Ácidos podem corroer as luvas.
-As luvas podem perder a aderência se houver excesso de graxa, lubrificantes e umidade excessiva.
-As luvas devem ser calçadas com as mãos limpas e secas.



Informe abaixo seu email e receba nossas novidades

Todos os direitos reservados - 2016